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2023-2024, LTDSI-5

Implementação da Informatização em Postos de Trabalho Hospitalares


Autores: Arina Stonozhenko, Inês Maria Machado Brás, Isabel de Sousa Abrantes, Rita Barreiros dos Reis, Samira Ballout Magalhães

Data: 23-12-23


Resumo

O conceito de informatização de uma empresa consiste na implementação de diversas tecnologias e ferramentas informáticas a serviços de uma empresa, de modo a otimizar as operações desta e melhorar a eficiência das mesmas. 

Para um hospital, existem vários setores que podem ser informatizados, sendo o tema deste trabalho a informatização de alguns postos comuns em hospitais, tendo em conta as principais funções e necessidades de cada posto. 

Foi possível, através de diversas pesquisas e de tentativas de implementação da informação obtida nas mesmas na prática, tornar operacionais várias máquinas virtuais, cada uma referente a um posto de trabalho. 

As aplicações escolhidas para a criação das máquinas virtuais foram o VMware Workstation 17 Player e o Oracle VM VirtualBox. 

Para o setor da receção hospitalar, os softwares utilizados foram: Adobe Acrobat para a proteção e assinatura de documentos; Microsoft 365 Impresas Premium para a comunicação e gestão de tarefas. 

Para a máquina virtual do setor de marketing foram utilizados os softwares: Canva e GIMP para a criação de conteúdo; Canva websites para a fácil criação de websites; Office 365, mais especificamente o Outlook, para o envio de emails; Google Ads para a promoção de conteúdo; Google Analytics para a análise do desempenho dos conteúdos publicados; Convert Experiences como SEO (Search Engine Optimized); Google Trends para a monitorização dos conteúdos mais relevantes na Web a determinada data. 

No setor da segurança da informação, os softwares escolhidos foram: Nmap para a deteção de vulnerabilidades na rede; WhireShark para rastrear as comunicações e troca de pacotes entre o host e o servidor; VeraCrypt para o armazenamento de dados de forma segura. Para o setor da gestão logística, o software utilizado foi: Dynamics 365 Intelligent Order Management, que ajuda na otimização e simplificação de processos da cadeia logística. 

Por fim, o setor de contabilidade implementou os softwares: Xero, como um software de contabilidade; Microsoft Office 365, com destaque no Excel, como um programa complementar ao Xero. 

A implementação da informatização de diversos serviços hospitalares pode contribuir para melhorar a eficiência operacional, promovendo também a segurança das informações e dados dos pacientes, cooperando para uma melhor qualidade de atendimento prestado aos pacientes e gestão eficiente do hospital.

Palavras-chave: Hospital; Informatização; Setores. 


Índice

Resumo.......................................................................................................................................................2

Glossário .....................................................................................................................................................4

Introdução ................................................................................................................................................4

Estado da Arte .......................................................................................................................................4

Metodologia..............................................................................................................................................6

Resultados.............................................................................................................................................. 25

Discussão ............................................................................................................................................... 26

Conclusões e Trabalho Futuro.................................................................................................. 27

Referências .......................................................................................................................................... 27 


Introdução

O rápido avanço tecnológico tem vindo a facilitar a realização de várias tarefas ao nível de áreas diferentes, dada a crescente quantidade de ferramentas digitais capazes de substituir processos que, em tempos, dependiam somente do ser humano, estando, consequentemente, sujeitos a uma grande possibilidade de falha. Para informatizar uma empresa, é necessário assegurar que todos os postos essenciais estão em funcionamento, com softwares capazes de executar as funções para as quais foram escolhidos, de forma eficaz e agradável a cada trabalhador que as utilize, proporcionando um ambiente de trabalho eficiente e organizado. Para este trabalho, a empresa a informatizar é um hospital, com alguns dos postos essenciais ao seu funcionamento relatados, juntamente com os respetivos softwares recomendados para os mesmos.


Estado da Arte

De acordo com o SNS (Serviço Nacional de Saúde) [1], a estrutura organizacional de um hospital divide-se em: serviços de prestação de cuidados; serviços e unidades de suporte à prestação de cuidados; e serviços de gestão e logística. Dentro dos serviços de gestão e logística, os postos usados neste trabalho de informatização simulada, são: serviço de gestão de doentes; serviço de gestão financeira; serviço de gestão de sistemas de informação; comunicação e marketing; e serviço de planeamento e apoio à gestão [1].

(…)


Metodologia

Neste capítulo descreve-se a metodologia utilizada para conduzir este trabalho, de forma a elucidar a execução dos objetivos enquadrados para cada setor designado. A princípio foram levantados referenciais teóricos para nortear o início do projeto, a posteriori geraram-se ambientes de virtualização, com a criação de máquinas virtuais. Em cada máquina virtual será instalado um sistema operativo e softwares para atender a demanda decada departamento.

(…)



Resultados

Os resultados deste relatório descrevem as seleções das diversas funcionalidades para a criação de 5 máquinas virtuais, bem como as seleções dos softwares para instalação, sendo essas direcionadas para cada setor. Conforme a tabela 1, estão mencionadas essas características:


Conclusões e Trabalho Futuro

Ao realizarmos este projeto, foi possível experienciar o processo de informatização de uma empresa, desde implementação dos setores até a etapa de selecionar os programas adequados para cada departamento. A primeira “tarefa” foi a realização de pesquisas, através dos referenciais teóricos, por aquilo que está a ser aplicado ou que está a ser estudado em relação a este trabalho em empresas semelhantes àquela que pretendemos informatizar. Este levantamento de informação é crucial para que o trabalho de seguida desenvolvido seja o mais adequado possível. Contudo, é importante fazer uma avaliação crítica da informação recolhida de forma a perceber o contexto em que estamos a trabalhar e perceber o que realmente pode ser implementado. Assim, depois desta análise proceder à informatização, tornando a empresa mais eficiente e automatizada. Informatização esta que, neste caso, consistiu em criar uma máquina virtual com o sistema operativo e programas adequados, discutidos anteriormente. 
Por outro lado, este projeto tornou possível entender que a tarefa de informatizar uma empresa, não é um evento pontual. Ou seja, as aplicações e os softwares que foram implementados, terão de ser constantemente atualizados e revistos de modo a perceber se existem outros programas mais recentes que desempenhem as mesmas tarefas de forma mais eficaz. Para além disso, é de extrema importância ter sempre em atenção as recomendações dos utilizadores. Isto é, perceber se a aplicação implementada é útil e se corresponde às exigências do trabalho do seu utilizador, a pessoa que desempenha aquelas funções. Assim, esta constante monitorização seria uma das preocupações futuras depois da empresa estar informatizada.


Referências

[1] «Estrutura Organizacional - Hospital Santa Maria Maior, EPE – Barcelos». Acedido: 30 de novembro de 2023. [Em linha]. Disponível em: https://www.hbarcelos.min-saude.pt/2017/12/21/estrutura organizacional/ 

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