2023-2024, LDSA-2
Informatização da atividade de uma agência criativa
Autores: Eva Souto, Leonor Gabriel, Mónica Domingues, Pedro Grilo
Data: 23-12-23
Este trabalho teve como
objetivo a informatização da atividade de uma agência criativa que oferece serviços
relacionados com o design e comunicação visual. Sejam exemplos o Design de Web,
gráficos digitais, interfaces de utilizador (design UI/UX), ilustração, edição
de imagem, gráficos 3D, entre outros.
O presente relatório apresenta
um Estado da Arte, onde foi feito um estudo mais detalhado sobre o estado
laboral e funcional atual de cada cargo que escolhemos para esta empresa, assim
como os requisitos técnicos recomendados pelos softwares utilizados nos mesmos.
De seguida, apresenta uma
definição dos cargos e funções, uma justificação para a escolha dos programas a
utilizar em cada um dos cargos, anteriormente escolhidos, e uma demonstração da
instalação e configuraçãodas máquinas virtuais com recurso a imagens.
Foi também feita uma análise
crítica aos resultados obtidos, baseados nas nossas escolhas de programas que,
por sua vez, se basearam no Estado da Arte.
Por fim, procedemos a uma
breve conclusão sobre a realização deste trabalho, fazendo também referência
aos desafios surgidos ao longo do mesmo e como o poderíamos melhorar
continuamente com uma perspetiva do futuro.
Palavras-chave: virtualização, informatização, máquina virtual, agência criativa, design
Índice
Resumo..................................................................................................................................................2
Introdução.............................................................................................................................................5
Estado da Arte....................................................................................................................................6
Metodologia ........................................................................................................................................11
Recursos complementares.....................................................................................................38
Personas .............................................................................................................................................38
Identidade Gráfica ........................................................................................................................39
Resultados..........................................................................................................................................42
Discussão ............................................................................................................................................43
Conclusões e Trabalho Futuro...............................................................................................44
Referências..........................................................................................................................................45
Introdução
A proposta de trabalho, alvo do presente relatório, é a informatização da atividade de uma empresa. Esta empresa será uma organização simulada, criada pelo grupo.
A empresa que desenvolvemos é uma Agência Criativa. Uma agência criativa é uma empresa de serviços de marketing que oferece divulgação da marca, design, publicidade, relações-públicas e outros serviços para grandes ou pequenas empresas. A nossa Agência Criativa vai ter especial foco no design. O design refere-se à conceção, planeamento e criação de objetos, sistemas, ambientes ou experiências com um propósito específico. Em contexto geral, o design envolve a combinação de elementos estéticos, funcionais e técnicos para alcançar um determinado objetivo ou resolver problemas.
A empresa irá oferecer uma vasta gama de serviços relacionados com o design e comunicação visual. Sejam exemplos o Design de Web, gráficos digitais, interfaces de utilizador (design UI/UX), ilustração, edição de imagem, gráficos 3D, entre outros.
A estrutura laboral da empresa será composta por quatro profissionais de design e implementação, e um gestor da empresa. Os cargos específicos serão os que seguem:
Designer gráfico, que realiza objetos gráficos como logótipos, capas de revista, ilustração de livros, edição de imagem (Photoshop), entre outros;
UI/UX Designer, que trabalha com design de interfaces e também com a experiência do utilizador, para websites, aplicações, entre outros;
Editor de vídeo/3D Motion Graphics designer, que faz edição de vídeo e gráficos 3D;
Designer de Software, que programa o Software de forma a garantir que o design está implementado corretamente na interface em desenvolvimento;
Gestor de projetos/Diretor artístico, que gere todos os projetos da empresa assim como os pedidos dos clientes, fazendo a ponte entre o cliente e o trabalhador.
Recursos complementares
Para efeitos de complemento ao projeto e de demonstração da atividade da empresa e do funcionamento dos programas, desenvolvemos alguns recursos gráficos.
Personas
Criámos personas para cada um dos cargos da empresa, cujos nomes e imagens são os que seguem:
As imagens foram geradas pelo Criador de Imagens do Bing [74], e recorremos ao DALL·E 2 [75] para correções de falhas nas imagens geradas e remoção de elementos estilo infográficos dos fundos nas imagens iniciais do Marco e do João.
Desenvolvemos estas personas para efeitos de criação de emails e imagens de perfil para os SO das VM e das contas das aplicações.
Identidade Gráfica
Apesar da atividade da empresa ser, nomeadamente, desenvolver e criar a identidade gráfica de terceiros, a própria empresa precisa da sua imagem gráfica, cujo processo de desenvolvimento e criação é semelhante àquele de criação para terceiros.
Para o desenvolvimento dos recursos gráficos, primeiro é necessário definir um nome para a empresa, um logótipo, e um guia geral de cores. O nome surge por uma conjunção do acrónimo da unidade curricular em que este projeto se insere, SOV, e do conceito de visão, dada a natureza gráfica da atividade da empresa. Disto resultou: sovisto (pronunciado “só visto”). Como procuramos desenvolver uma identidade gráfica moderna e simples, optámos pelo logótipo consistir no nome com a fonte principal identitária. A fonte selecionada foi Jura, na variação Regular [76]. Pode aparecer na cor branca ou preta consoante o fundo em que é aplicado. Nos elementos gráficos que desenvolvemos o fundo justifica o logótipo a branco, pelo que é a versão principal.
Definidos os nomes e o logótipo, passamos ao desenvolvimento de um website para a empresa. A primeira fase deste processo passou por analisar os websites de empresas de design e agências criativas variadas para recolher tendências de design de apresentação de empresas deste tipo. Desta análise concluímos que o uso de contraste acentuado para secções e elementos principais, a incorporação de elementos 3D, assim como comportamentos dinâmicos com base na progressão de scroll na página foram observações recorrentes.
A prototipagem do website foi feita no Figma, e todos os elementos 3D no website foram feitos no Blender. O primeiro protótipo de topo de página do website foi o que segue:
Este primeiro protótipo foi descartado, e foi melhorado pelos seguintes pontos: em vez dos cartões em baixo, que se expandiriam ao longo do scroll na página, foram feitas secções que se revelam dinamicamente; o elemento 3D, que é o principal foco visual da página, foi substituído por um elemento com maior alusão à identidade da empresa. As imagens de cada secção são versões 3D de ícones relacionados ao tema da secção; serve de exemplo a secção do protótipo: para design gráfico foram selecionados os ícones de imagem, de camadas, e da ferramenta de caneta (pen tool).
O segundo protótipo, e também o final antes de passar para a produção final do website, foi o que segue:
Comentários