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2023-2024, LDSA-2

Informatização da atividade de uma agência criativa


Autores: Eva Souto, Leonor Gabriel, Mónica Domingues, Pedro Grilo 

Data: 23-12-23 


Resumo

Este trabalho teve como objetivo a informatização da atividade de uma agência criativa que oferece serviços relacionados com o design e comunicação visual. Sejam exemplos o Design de Web, gráficos digitais, interfaces de utilizador (design UI/UX), ilustração, edição de imagem, gráficos 3D, entre outros.

O presente relatório apresenta um Estado da Arte, onde foi feito um estudo mais detalhado sobre o estado laboral e funcional atual de cada cargo que escolhemos para esta empresa, assim como os requisitos técnicos recomendados pelos softwares utilizados nos mesmos.

De seguida, apresenta uma definição dos cargos e funções, uma justificação para a escolha dos programas a utilizar em cada um dos cargos, anteriormente escolhidos, e uma demonstração da instalação e configuraçãodas máquinas virtuais com recurso a imagens.

Foi também feita uma análise crítica aos resultados obtidos, baseados nas nossas escolhas de programas que, por sua vez, se basearam no Estado da Arte.

Por fim, procedemos a uma breve conclusão sobre a realização deste trabalho, fazendo também referência aos desafios surgidos ao longo do mesmo e como o poderíamos melhorar continuamente com uma perspetiva do futuro.

Palavras-chave: virtualização, informatização, máquina virtual, agência criativa, design


Índice

Resumo..................................................................................................................................................2

Introdução.............................................................................................................................................5

Estado da Arte....................................................................................................................................6

Metodologia ........................................................................................................................................11

Recursos complementares.....................................................................................................38

Personas .............................................................................................................................................38

Identidade Gráfica ........................................................................................................................39

Resultados..........................................................................................................................................42

Discussão ............................................................................................................................................43

Conclusões e Trabalho Futuro...............................................................................................44

Referências..........................................................................................................................................45


Introdução

A proposta de trabalho, alvo do presente relatório, é a informatização da atividade de uma empresa. Esta empresa será uma organização simulada, criada pelo grupo.

A empresa que desenvolvemos é uma Agência Criativa. Uma agência criativa é uma empresa de serviços de marketing que oferece divulgação da marca, design, publicidade, relações-públicas e outros serviços para grandes ou pequenas empresas. A nossa Agência Criativa vai ter especial foco no design. O design refere-se à conceção, planeamento e criação de objetos, sistemas, ambientes ou experiências com um propósito específico. Em contexto geral, o design envolve a combinação de elementos estéticos, funcionais e técnicos para alcançar um determinado objetivo ou resolver problemas. 

A empresa irá oferecer uma vasta gama de serviços relacionados com o design e comunicação visual. Sejam exemplos o Design de Web, gráficos digitais, interfaces de utilizador (design UI/UX), ilustração, edição de imagem, gráficos 3D, entre outros.

A estrutura laboral da empresa será composta por quatro profissionais de design e implementação, e um gestor da empresa. Os cargos específicos serão os que seguem:

Designer gráfico, que realiza objetos gráficos como logótipos, capas de revista, ilustração de livros, edição de imagem (Photoshop), entre outros; 

UI/UX Designer, que trabalha com design de interfaces e também com a experiência do utilizador, para websites, aplicações, entre outros;

Editor de vídeo/3D Motion Graphics designer, que faz edição de vídeo e gráficos 3D;

Designer de Software, que programa o Software de forma a garantir que o design está implementado corretamente na interface em desenvolvimento; 

Gestor de projetos/Diretor artístico, que gere todos os projetos da empresa assim como os pedidos dos clientes, fazendo a ponte entre o cliente e o trabalhador.


Definidas as funções da empresa, devemos agora, nas fases seguintes do projeto, estudar de que forma são feitas no mercado real, para as conhecermos melhor e escolher o conjunto de aplicações para cada tarefa, e, deste modo, definir os requisitos dos computadores de cada trabalhador.


Estado da Arte

Design é uma atividade em constante evolução. O desenvolvimento e mudança da forma de execução e da forma do produto executado são constantes neste domínio [1]. Novos processos, tecnologias e métodos transformam as imagens digitais das empresas, eventos, organizações e pessoas [1], [2]. 
(…)


Metodologia

Tendo em consideração a proposta inicial do projeto de informatização de uma empresa simulada e, toda a informação recolhida no Estado da Arte, a concretização deste trabalho envolve várias fases de decisão e execução que, muitas vezes, no seu decorrer, exigem alterações ou adições a fases ou decisões anteriores. Por outras palavras, a concretização deste projeto não foi um processo linear. Assim, para que esta metodologia seja um texto coerente, será necessário descrever o processo separado em grupos de ação. Estes grupos foram concretizados simultaneamente e de forma não linear, mas a descrição do processo dentro de cada grupo reflete a ordem pela qual as decisões finais foram tomadas. Estes grupos serão então: definição de cargos/funções; escolha dos softwares; criação/configuração das máquinas virtuais e instalação dos programas; recursos suplementares ao projeto.

Definição dos cargos e funções
Segundo a informação recolhida para o Estado da Arte, para a simulação de uma agência criativa, na parte de concretização do produto, necessitamos de uma série de cargos inseridos nos departamentos criativo e de produção. Uma vez que a lista de cargos é extensa e o tamanho da agência simulada será reduzido (4 elementos indicados na proposta do projeto), serão comprimidas várias responsabilidades num só indivíduo, o que implica uma interseção e acumulação de cargos e departamentos, semelhante ao que acontece em agências criativas reais. A distribuição mais harmoniosa que desenvolvemos dentro do limite existente de 4 elementos, distribui um número de funções dos departamentos mencionados pela totalidade dos elementos de forma tal que não foram contemplados e ficaram sem espaço de inserção os cargos relativos aos departamentos financeiro e de serviços ao cliente. Posto isto, tomámos a decisão de criar um quinto elemento que terá os cargos e funções relativos a estes dois departamentos.
Em relação ao departamento criativo, tendo o maior número de funções, estas foram distribuídas em 3 grupos de modo a juntar competências semelhantes em cada elemento que por sua vez se complementam. Um Designer Gráfico, responsável pela Ilustração e Criação de Elementos Vetoriais (1º elemento), e um Modelador 3D e Animador (2º elemento), separados por especialidade e número de funções, que criam recursos necessários ao Designer de Interfaces e da Experiência Utilizador (3º elemento). 
No departamento de produção temos um elemento encarregue do design de software e implementação dos recursos provenientes do departamento criativo (4º elemento).
Os departamentos financeiro e de serviços ao cliente contemplam-se no 5º elemento. Este tem as tarefas de gestão contabilística e financeira da empresa e comunicação com o cliente. Para além das funções associadas a estes departamentos, por questões organizacionais há a necessidade de haver ainda um CEO/Diretor Produtivo. Este elemento acumula estas funções.
(…)


Recursos complementares

Para efeitos de complemento ao projeto e de demonstração da atividade da empresa e do funcionamento dos programas, desenvolvemos alguns recursos gráficos.


Personas

Criámos personas para cada um dos cargos da empresa, cujos nomes e imagens são os que seguem:


As imagens foram geradas pelo Criador de Imagens do Bing [74], e recorremos ao DALL·E 2 [75] para correções de falhas nas imagens geradas e remoção de elementos estilo infográficos dos fundos nas imagens iniciais do Marco e do João.

Desenvolvemos estas personas para efeitos de criação de emails e imagens de perfil para os SO das VM e das contas das aplicações.


Identidade Gráfica

Apesar da atividade da empresa ser, nomeadamente, desenvolver e criar a identidade gráfica de terceiros, a própria empresa precisa da sua imagem gráfica, cujo processo de desenvolvimento e criação é semelhante àquele de criação para terceiros.

Para o desenvolvimento dos recursos gráficos, primeiro é necessário definir um nome para a empresa, um logótipo, e um guia geral de cores. O nome surge por uma conjunção do acrónimo da unidade curricular em que este projeto se insere, SOV, e do conceito de visão, dada a natureza gráfica da atividade da empresa. Disto resultou: sovisto (pronunciado “só visto”). Como procuramos desenvolver uma identidade gráfica moderna e simples, optámos pelo logótipo consistir no nome com a fonte principal identitária. A fonte selecionada foi Jura, na variação Regular [76]. Pode aparecer na cor branca ou preta consoante o fundo em que é aplicado. Nos elementos gráficos que desenvolvemos o fundo justifica o logótipo a branco, pelo que é a versão principal.

Definidos os nomes e o logótipo, passamos ao desenvolvimento de um website para a empresa. A primeira fase deste processo passou por analisar os websites de empresas de design e agências criativas variadas para recolher tendências de design de apresentação de empresas deste tipo. Desta análise concluímos que o uso de contraste acentuado para secções e elementos principais, a incorporação de elementos 3D, assim como comportamentos dinâmicos com base na progressão de scroll na página foram observações recorrentes.

A prototipagem do website foi feita no Figma, e todos os elementos 3D no website foram feitos no Blender. O primeiro protótipo de topo de página do website foi o que segue:


Este primeiro protótipo foi descartado, e foi melhorado pelos seguintes pontos: em vez dos cartões em baixo, que se expandiriam ao longo do scroll na página, foram feitas secções que se revelam dinamicamente; o elemento 3D, que é o principal foco visual da página, foi substituído por um elemento com maior alusão à identidade da empresa. As imagens de cada secção são versões 3D de ícones relacionados ao tema da secção; serve de exemplo a secção do protótipo: para design gráfico foram selecionados os ícones de imagem, de camadas, e da ferramenta de caneta (pen tool).

O segundo protótipo, e também o final antes de passar para a produção final do website, foi o que segue:


Desenvolvido o protótipo, entramos na fase de implementação. Desenvolvemos o website final em HTML, CSS e JavaScript no Visual Studio Code.
(...)

Website desenvolvido no âmbito do Projeto: https://www.sovisto.pt/



Conclusões e Trabalho Futuro

A realização deste trabalho forneceu-nos a experiência de informatizar uma pequena empresa, a segmentação por departamentos e a consideração das funções específicas de cada cargo permitiram uma compreensão mais aprofundada das necessidades de uma agência criativa e das ferramentas disponíveis no mercado. Com isto, também pudemos aprender mais sobre a compatibilidade entre hardware e software.
Com os desafios surgidos ao longo da realização deste trabalho fomos levados a aumentar o nosso espírito crítico e proativo de pesquisa, a nível de soluções e novos métodos. Para além disto, ficámos a perceber com mais clareza como deve ser feita a formatação de um trabalho académico.
A sugestão de melhoria do nosso trabalho seria realizar uma análise mais detalhada sobre as especificações técnicas necessárias para cada programa/software, garantindo assim uma correspondência mais precisa com as capacidades das máquinas virtuais e evitando problemas de compatibilidade. Também deveríamos manter-nos informados sobre os mais recentes desenvolvimentos a nível de hardware e software, garantindo a relevância e eficácia das nossas escolhas ao longo do tempo.
Finalmente, com o objetivo de melhorar os nossos métodos de trabalho, algo a ter em mente em projetos futuros seria adquirir toda a informação necessária à realização do projeto. Isto foi algo que não tivemos em total consideração durante os primeiros momentos da realização deste trabalho, o que resultou em algumas partes não estarem, inicialmente, em conformidade com aquilo que era pedido.



Referências

[1] 3Points Communications, «Design Through the Decades: The Evolution of Graphic Design over the Last 50 Years… and Beyond», Medium. Acedido: 19 de novembro de 2023. [Em linha]. Disponível em: https://3ptscomm.medium.com/design-through-the-decades-the-evolution-of-graphic-design-over-the last-50-years-and-beyond-617a20f8b61d

[2] «The Evolution of Graphic Design», The Evolution of Graphic Design. Acedido: 19 de novembro de 2023. [Em linha]. Disponível em: https://schwebdesign.com/blog/the-evolution-of-graphic-design

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[74]«Bing», Bing. Acedido: 21 de dezembro de 2023. [Em linha]. Disponível em: https://www.bing.com/images/create?FORM=GENILP

[75]«DALL·E 2». Acedido: 21 de dezembro de 2023. [Em linha]. Disponível em: https://openai.com/dall-e-2

[76]«Jura», Google Fonts. Acedido: 21 de dezembro de 2023. [Em linha]. Disponível em: https://fonts.google.com/specimen/Jura

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