2022-2023, LTDSI-3
Simulação de informatização de empresa de Multimédia
Autores: Diogo Silva, Gonçalo Matos, Tiago Teodoro
Data: 02-01-2023
Resumo
Neste relatório pretende-se simular a virtualização de uma empresa de multimédia com 4 trabalhadores.
Na introdução, é explicado o âmbito em que este trabalho é desenvolvido, bem como os conceitos base necessários para que se possam perceber os conteúdos abordados ao longo do trabalho. São também expostas as funções de cada um dos membros da empresa que se pretende simular, bem como os seus objetivos;
No Estado da Arte foi feita uma pesquisa sobre o funcionamento de cada posto de trabalho por parte de empresas reais para que haja uma perceção aproximada daquilo que acontece atualmente. Para cada posto de trabalho foram pesquisadas aplicações que são utilizadas em empresas reais, bem como os seus requisitos de hardware;
Na Metodologia é apresentada passo a passo a implementação das Máquinas Virtuais de cada membro, em particular, a implementação de 3 máquinas virtuais dimensionadas para os postos de edição de vídeo, gestão de recursos humanos e edição de imagem, também como o seu funcionamento. É mostrada a implementação de um Windows Server para o posto dos recursos humanos, de um sistema Windows para o posto dedicado à edição de imagem e de um sistema macOS para o posto dedicado à edição de vídeo;
Nos Resultados é feita uma lista de todo o hardware implementado, sistemas operativos utilizados e aplicações instaladas para cada posto de trabalho;
Na Discussão e Conclusões é feita uma análise dos resultados da parte prática do trabalho, bem como uma comparação com a informação que foi encontrada no Estado da Arte. É feito também um conjunto de sugestões para dar continuidade ao trabalho.
Palavras-chave: Multimédia, Virtualização, Recursos Humanos, Imagem, Vídeo, Som
Índice
Resumo ...............................................................2
Introdução ........................................................4
Estado da Arte ................................................5
Metodologia ....................................................7
Resultados ......................................................12
Discussão .........................................................24
Conclusões e Trabalho Futuro ........25
Referências .....................................................25
Introdução
Este trabalho tem o objetivo simular a informatização de uma empresa e dos seus postos de trabalho. É um trabalho realizado no âmbito da Unidade Curricular Sistemas Operativos e Virtualização de modo a fornecer aos alunos a experiência de seleção de software aplicacional, seleção de SO (Sistema Operativo) para a instalação desse software, dimensionamento do hardware em computadores e, finalmente, a instalação de tudo.
Para se perceber como iremos simular esta empresa e os seus postos de trabalho é necessário entender alguns conceitos base, estes são: Máquinas Virtuais (Virtual Machines), Virtualização e Sistemas Operativos.
Os Sistemas Operativos são programas que comunicam com os componentes físicos dos computadores onde o utilizador pode usar os seus programas sem necessitar de ter conhecimento do seu funcionamento interno. Alguns dos Sistemas Operativos mais conhecidos são Windows OS, macOS e Linux.
A virtualização é uma tecnologia cujo principal objetivo é “particionar os recursos do hardware de forma que ele execute vários sistemas operativos (iguais ou diferentes) e suas aplicações de forma simultânea e totalmente isoladas entre si [1].
Uma Máquina virtual consiste num espaço virtual isolado com acesso ao hardware onde funciona um Sistema Operativo. Estas máquinas simulam uma réplica física da máquina real [1].
O grupo optou por escolher uma empresa de multimédia cujo objetivo é desenvolver a edição e manipulação de imagem, vídeo e som. Esta empresa irá ter quatro postos de trabalho correspondentes às funções de cada trabalhador da empresa.
(…)
Metodologia
Nesta empresa, iremos ter quatro postos de trabalho, um dedicado a parte de edição/manipulação de imagem, um dedicado a edição de vídeo e som, outro que trata da área de recursos humanos e finalmente o Chief Executive Officer (CEO), diretor da empresa.
Para a realização deste trabalho foi usado por todos os membros o hypervisor Oracle Virtual Box para a instalação das Máquinas Virtuais.
(…)
Resultados
Conclusões e Trabalho Futuro
RECURSOS HUMANOS
Foi possível perceber que uma máquina virtual Windows Server com 8GB de RAM, 4 cores, 80GB de espaço em disco dinamicamente alocado com possibilidade de expansão seria suficiente e útil para uma execução correta das aplicações e fornecimento de serviços de impressão de documentos sem que o hardware da máquina esteja em “esforço”.
É sugerido que se estabeleçam mais funcionalidades de servidor para facilitar a realização de tarefas por parte dos restantes postos de trabalho da empresa.
EDIÇÃO DE IMAGEM
Com a realização deste projeto foi possível verificar que uma máquina com 8GB de RAM,6 cores e 58GB de disco dinamicamente alocado com possibilidade de expansão seria possível realizar o básico da edição de imagem.
Contudo uma máquina mais potente seria o ideal sendo que a edição de imagem usa muito de uma máquina quer de espaço quer da GPU.
EDIÇÃO DE AUDIO E VIDEO
Com a realização deste projeto foi possível virtualizar uma máquina com 16Gb de memória RAM, 6 cores e 52 GB de Virtual Disk dinamicamente alocado, capaz de realizar funções básicas de edição de vídeo e de áudio, estando limitada pela restrição do software VirtualBox, que apenas permite alocar um máximo de 128 MB de memória de vídeo à máquina virtual, o que constitui um desafio no uso da máquina para a edição de vídeos de alta complexidade e duração.
Uma vez que a máquina se encontra restringida pela sua memória de vídeo, seria ideal em projetos futuros utilizar a passagem de GPU, que consiste em disponibilizar o gpu do host à máquina virtual enquanto que o host utiliza os gráficos integrados do CPU, para um melhor desempenho da máquina virtual.
Referências
[1] R. F. Silva, «Virtualização de Sistemas Operacionais», ISTCC – Instituto Superior de Tecnologias em Ciências Da Computação, 2007.
(...)
Comentários