SOV em 2022-2023
Resumo
eBook, pág. 175 |
Leia o artigo completo a partir da página 175, neste endereço.
Alguns trabalhos de Projeto no ano letivo 2022-2023
---------------------------------
O que foi pedido
O que os estudantes fizeram
----------------------------------
Grupo |
|
Título do trabalho |
LTDSI-7 |
- |
Simulação
da informatização de uma microempresa de edição de imagem |
LTDSI-6 |
- |
Simulação
da informatização de uma empresa de Social Media Marketing Agency |
LTDSI-1 |
- |
Simulação
da informatização de uma empresa de revenda de artigos de luxo |
LTDSI-3 |
- |
|
LDSA-6 |
- |
Simulação
da informatização de uma empresa de Desenvolvimento de Software |
Simulação da informatização de uma microempresa de edição de imagem
Autores: João Lucas, Milan Geiantilal, Filipe Costa, Vasco Rachinhas
Data: 02-01-23
Resumo
O objetivo deste trabalho é demonstrar, através de uma simulação, a viabilidade de se criar uma pequena empresa de edição de imagem com apenas 4 máquinas virtuais. Inicialmente, serão apresentadas as características de outras empresas similares àquela que será simulada. Além disso, será descrito o processo de instalação das máquinas virtuais e o papel de cada uma delas na empresa. Em seguida, será apresentada uma tabela resumida dos serviços oferecidos por cada máquina. Por fim, será feita uma comparação entre a realidade e a simulação.
Palavras-chave: Máquina Virtual; Edição de imagem; Servidor; Software
Conheça melhor este projeto seguindo esta ligação.
-----------------------------------------
Simulação da informatização de uma empresa de Social Media Marketing Agency
Autores: André Martins, Faustas Sindaras, José Sampaio, Stefan Jubilado
Data: 29-12-2022
Resumo
O trabalho foi elaborado com o destino de aprender mais sobre e imitar as empresas de SMMA. Começamos por investigar empresas de SMMA para perceber mais sobre como é que elas funcionam e se são úteis.
Após a realização da pesquisa, criamos um PC para cada posto de trabalho na nossa empresa segundo várias fontes diferentes. Esta pesquisa não só nos permitiu descobrir as componentes hardware necessárias para cada PC mas também as aplicações que são maioritariamente utilizadas para o posto designado.
Ao tentarmos criar máquinas virtuais que se aproximavam o mais perto possível aos PCs que nós criamos tivemos de fazer vários compromissos. Sendo muito limitados em termos de hardware que podíamos dar às máquinas virtuais não fomos capazes de criar os PCs desejados, mas apesar de tais obstáculos conseguimos elaborar as tarefas que foram atribuídas a cada posto de trabalho.
Depois de apresentarmos o que cada membro conseguiu efetuar com a sua máquina virtual, explicamos as dificuldades que cada elemento encontrou e como é que as ultrapassou.
Acabamos o trabalho ao explicitando o que cada membro da equipa aprendeu durante o processo da criação do relatório.
Palavras-chave: SMMA, máquina virtual, marketing
Conheça melhor este projeto seguindo esta ligação.
-----------------------------------------
Simulação da informatização de uma empresa de revenda de artigos de luxo
Autores: João Coré Soares, Mariana Pinto, Sofia Melo, Vasco Alonso
Data: 18-12-2022
Resumo
Neste trabalho é abordado o processo de informatizar uma empresa cujo objetivo, definido por nós, é a revenda de artigos de luxo, sendo este tema explicado na Introdução.
No Estado de Arte é possível verificar que, através de pesquisas foi viável informarmo-nos das diferentes necessidades a nível informático que este tipo de empresas tem, assim como algumas necessidades especificas que cada pessoa na empresa dependendo do seu cargo e tarefas de que estão responsáveis. Foi possível entender como é que estas tecnologias conseguem permitir um maior rigor no desempenho das tarefas.
De seguida, na Metodologia, é explicado com detalhe o processo de criação das máquinas virtuais que consigam responder às necessidades de cada um, assim como uma justificação do hardware e software selecionado.
Nos resultados é possível observar de uma forma sintetizada as máquinas criadas.
Na Discussão, é comparado o resultado das pesquisas feitas no Estado da Arte com as máquinas virtuais criadas. Aqui são discutidos os obstáculos que foram surgindo ao longo da seleção do software, como as versões pagas que muitos ofereciam e como é que foram ultrapassados através da seleção de free trials, versões demo, ou mesmo a substituição do inicialmente escolhido por outro.
Por fim, nas Conclusões e Trabalho Futuro, são destacados os objetivos que, através da realização deste trabalho foram cumpridos, como a possibilidade de colocarmos em prática os conteúdos lecionados durante o semestre.
Palavras-chave: Hardware; Informatização; Máquina Virtal; Microempresa; Software
Conheça melhor este projeto seguindo esta ligação.
-----------------------------------------
Simulação de informatização de empresa de Multimédia
Autores: Diogo Silva, Gonçalo Matos, Tiago Teodoro
Data: 02-01-2023
Resumo
Neste relatório pretende-se simular a virtualização de uma empresa de multimédia com 4 trabalhadores.
Na introdução, é explicado o âmbito em que este trabalho é desenvolvido, bem como os conceitos base necessários para que se possam perceber os conteúdos abordados ao longo do trabalho. São também expostas as funções de cada um dos membros da empresa que se pretende simular, bem como os seus objetivos;
No Estado da Arte foi feita uma pesquisa sobre o funcionamento de cada posto de trabalho por parte de empresas reais para que haja uma perceção aproximada daquilo que acontece atualmente. Para cada posto de trabalho foram pesquisadas aplicações que são utilizadas em empresas reais, bem como os seus requisitos de hardware;
Na Metodologia é apresentada passo a passo a implementação das Máquinas Virtuais de cada membro, em particular, a implementação de 3 máquinas virtuais dimensionadas para os postos de edição de vídeo, gestão de recursos humanos e edição de imagem, também como o seu funcionamento. É mostrada a implementação de um Windows Server para o posto dos recursos humanos, de um sistema Windows para o posto dedicado à edição de imagem e de um sistema macOS para o posto dedicado à edição de vídeo;
Nos Resultados é feita uma lista de todo o hardware implementado, sistemas operativos utilizados e aplicações instaladas para cada posto de trabalho;
Na Discussão e Conclusões é feita uma análise dos resultados da parte prática do trabalho, bem como uma comparação com a informação que foi encontrada no Estado da Arte. É feito também um conjunto de sugestões para dar continuidade ao trabalho.
Palavras-chave: Multimédia, Virtualização, Recursos Humanos, Imagem, Vídeo, Som
Conheça melhor este projeto seguindo esta ligação.
-----------------------------------------
Simulação da informatização de uma empresa de Desenvolvimento de Software
Autores: Guilherme Santos, Miguel Bento, Rafael Sousa, Simão Correia
Data: 29/12/2022
Resumo
Este trabalho consiste da informatização de uma microempresa, de desenvolvimento de software, através da utilização de hypervisors tipo 2. A criação dos postos de trabalho, foi através da Oracle VirtualBox, onde foram criadas as máquinas virtuais. Após criadas, foi feito uma instalação dos programas necessários em cada máquina para o funcionamento necessário de uma empresa relacionada ao desenvolvimento de software.
Palavras-chave: Hypervisors, Máquina Virtual, Virtualização, Desenvolvimento de Software, Informatização de
uma empresa
Introdução
Este trabalho foi realizado no contexto da Unidade Curricular de Sistemas Operativos e Virtualização (SOV), na Licenciatura de Desenvolvimento de Software e Aplicações (LDSA) do ISCTE-Sintra, e tem como objetivo simular a informatização de uma microempresa que estará direcionada para o desenvolvimento de software.
A motivação da informatização de uma empresa de desenvolvimento software surgiu através da curiosidade e ambição de adquirir novo conhecimento sobre esta área, permitindo-nos assim obter um maior leque de competências a nível da estruturação e de funcionamento de uma empresa relacionada ao desenvolvimento de software. A nossa simulação de empresa vai ser composta por quatro postos de trabalho, sendo estes: gerente, secretário, marketing e programador.
Com o intuito de adquirir os conhecimentos de como seria a informatização de uma empresa a nível de desenvolvimento de software optámos por realizar a interligação deste projeto com o projeto da Unidade Curricular de Trabalho e Emprego na Sociedade Digital, visto que nesse projeto houve um estudo e análise da empresa, GestPub (Gestão Pública e Consultoria Autárquica).
A empresa GestPub é uma empresa privada portuguesa, que pertence ao setor do Estado e da Administração Pública de Serviços, ou seja, tudo o que engloba as Juntas de Freguesias, Câmaras Municipais, Organismos Públicos e Ministérios, que tende a propor ou solucionar necessidades de informatização através da criação de software para estas entidades.
Conheça melhor este projeto seguindo esta ligação.
Comentários