2022-2023, LTDSI-1
Simulação da informatização de uma empresa de revenda de artigos de luxo
Autores: João Coré Soares, Mariana Pinto, Sofia Melo, Vasco Alonso
Data: 18-12-2022
Resumo
Neste trabalho é abordado o processo de informatizar uma empresa cujo objetivo, definido por nós, é a revenda de artigos de luxo, sendo este tema explicado na Introdução.
No Estado de Arte é possível verificar que, através de pesquisas foi viável informarmo-nos das diferentes necessidades a nível informático que este tipo de empresas tem, assim como algumas necessidades especificas que cada pessoa na empresa dependendo do seu cargo e tarefas de que estão responsáveis. Foi possível entender como é que estas tecnologias conseguem permitir um maior rigor no desempenho das tarefas.
De seguida, na Metodologia, é explicado com detalhe o processo de criação das máquinas virtuais que consigam responder às necessidades de cada um, assim como uma justificação do hardware e software selecionado.
Nos resultados é possível observar de uma forma sintetizada as máquinas criadas.
Na Discussão, é comparado o resultado das pesquisas feitas no Estado da Arte com as máquinas virtuais criadas. Aqui são discutidos os obstáculos que foram surgindo ao longo da seleção do software, como as versões pagas que muitos ofereciam e como é que foram ultrapassados através da seleção de free trials, versões demo, ou mesmo a substituição do inicialmente escolhido por outro.
Por fim, nas Conclusões e Trabalho Futuro, são destacados os objetivos que, através da realização deste trabalho foram cumpridos, como a possibilidade de colocarmos em prática os conteúdos lecionados durante o semestre.
Palavras-chave: Hardware; Informatização; Máquina Virtal; Microempresa; Software
Índice
Resumo ............................................................. 2
Introdução ............................................ 3
Estado da Arte ............................................ 3
Metodologia .................................................. 7
Resultados .................................................... 9
Discussão ...................................................... 10
Conclusões e Trabalho Futuro ..... 10
Referências .................................................. 12
Introdução
No âmbito da Unidade Curricular de Sistemas Operativos e Virtualização realizamos este relatório sobre o processo de informatizar uma microempresa com 4 postos de trabalho.
A nossa empresa simulada, tem como objetivo principal a revenda de artigos de luxo e para o seu funcionamento definimos os seguintes postos de trabalho: Chief Executive Officer (CEO), Chief Financial Officer (CFO), Chief Operations Officer (COO) e Chief Marketing Officer (CMO), sendo todas as tarefas distribuídas pelos quatro membros da empresa.
Para informatizar uma empresa, é preciso selecionar: software aplicacional, que é um programa ou aplicativo que permite os utilizadores atingirem um objetivo específico; sistema operativo (SO), que é responsável por gerir os programas e aplicativos; recursos de hardware de cada computador. Consequentemente, é necessário fazer o dimensionamento do hardware, que são os elementos físicos do computador que armazenam e executam o software [1].
Após a definição e a seleção do software e hardware necessário, criámos os computadores em ambientes de virtualização (VMs) e instalámos os programas necessários. Nos resultados irá poder observar o que obtivemos com este trabalho.
Por fim, apresentaremos conclusões mais especificas sobre todo este processo, de informatizar uma empresa de revenda de artigos de luxo. E, o que poderíamos fazer diferente de forma a atingir, ainda, melhor os objetivos propostos.
Estado da Arte
Para o Estado da Arte, começamos por pesquisar sobre a informatização de empresas, no geral e só depois nos concentramos no tema e nos cargos simulados que criámos para a nossa microempresa, de revenda de artigos de luxo.
(…)
Metodologia
Para criar uma máquina virtual (VM) e instalar um sistema operativo, foi necessário instalar um programa de virtualização, neste caso a VirtualBox. Ao abrir o programa criamos uma máquina virtual, o que pode ser feito através da opção "nova". Selecionou-se o tipo e a versão do sistema operativo que queríamos instalar na nossa VM, que neste caso é o Windows 11. Alocaram-se recursos para a VM, tais como 4GB de memória RAM, 50GB espaço em disco e limitou-se a utilização do CPU em 4 cores. Tendo em conta que, quanto mais recursos forem alocados, mais rápida será a VM. O recomendado é usar um terço do que o computador físico tem, é também necessário no mínimo 2GB de RAM só para SO, por isso 4GB RAM são o suficiente para as nossas VMs [12], tendo em quanta as aplicações que usamos. Quantos mais cores do CPU as VMs usarem mais eficazes e melhor responderão [12]. Mas isto também significa que ela consome mais recursos do computador físico. Iniciou-se a VM e seguiram-se as instruções [10] para instalar o sistema operativo.
(…)
Comentários