2023-2024, LTDSI-2
Informatização de uma Microempresa de Design de Interiores
Autores: Ana Cardoso, André Baiona, Guilherme Cerqueira, Guilherme Gonçalves, Joana Ribeiro
Data: 5-11-2023
Resumo
Este projeto foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Sistemas Operativos e Virtualização lecionada no primeiro ano do curso de Tecnologias Digitais e Segurança de Informação (TDSI).
Este trabalho tem como principal objetivo guiar o processo de informatização de uma empresa de design de interiores. Para realizar o nosso projeto, recorremos à pesquisa e recolha de informação fazendo a revisão da literatura.
Dividimos a empresa, objeto do nosso estudo, em cinco setores (Administrativo, Financeiro, Marketing, Design e Recursos humanos). Todo o trabalho se desenvolveu em torno da criação de máquinas virtuais que pudessem ser aplicadas em contexto real, detalhando os processos de construção bem como as dificuldades encontradas com o objetivo de garantir a melhor implementação da máquina virtual que nos propusemos construir.
Em cada setor e de acordo com as suas especificidades foi construída uma máquina virtual que ajudasse as pessoas que trabalham na empresa, a realizar as suas tarefas de forma mais produtiva. Assim, cada máquina virtual foi personalizada de acordo com as necessidades específicas de cada área. Para facilitar a compreensão, os resultados alcançados foram apresentados sob a forma de tabela.
De seguida, foi feita uma análise critica dos resultados obtidos, e em cada departamento procurou-se identificar as dificuldades que surgiram e formas de as resolver.
Este projeto possibilitou perceber a relevância da informatização no contexto empresarial, constituindo sempre uma mais-valia, uma vez que simplifica a vida das pessoas.
Verificamos ainda que este processo é contínuo e progressivo, que requer uma constante atualização e monitorização e que os obstáculos constituem sempre oportunidades para o aperfeiçoamento e restruturação.
Palavras-chave: Máquina-Virtual; Sistema Operativo; Software; Design de Interiores; BIM; Gestão de Redes Sociais; Email Marketing; Automação de Marketing
Índice
Resumo ............................................................................................................................................ 2
Glossário .......................................................................................................................................... 3
Introdução ..................................................................................................................................... 3
Estado da Arte ............................................................................................................................ 4
Metodologia ................................................................................................................................. 11
Resultados ................................................................................................................................... 22
Discussão ..................................................................................................................................... 23
Conclusões e Trabalho Futuro ....................................................................................... 24
Referências .................................................................................................................................. 25
Introdução
Neste relatório, exploraremos a integração de tecnologia na estrutura operacional de uma microempresa especializada em design de interiores, cujas práticas se assemelham às do IKEA. O cerne deste trabalho reside não apenas na oferta de orientações e recomendações estratégicas, mas também na efetiva implementação da informatização por meio de uma abordagem simulada, empregando máquinas virtuais, sistemas operativos reais, e softwares gratuitos ou versões de demonstração. Este processo tem como finalidade selecionar cuidadosamente o software aplicacional, o sistema operativo e as especificações de hardware dos computadores, com o objetivo de aprimorar a eficiência operacional da empresa. O nosso objetivo é otimizar as operações existentes, promover uma gestão mais eficiente e elevar a qualidade dos serviços oferecidos pela organização.
Estado da Arte
Primeiramente é preciso analisar e perceber o que está presente na literatura acerca dos diversos departamentos de uma empresa de design de interiores. Neste capítulo é feita uma pesquisa acerca disso mesmo, com o objetivo de se perceber como é que empresas reais desta área operam.
Segundo Cunha [1], o IKEA-Braga (uma empresa multifacetada, tendo também um serviço de design de interiores [2]) é composto pelos seguintes departamentos: retalho e sustentabilidade; recursos humanos; consumidor; comunicação e marketing; digital; financeiro e desenvolvimento de negócio; gestão de loja.
Assim, sabendo os departamentos chave para uma empresa, segue-se uma descrição detalhada dos sistemas informáticos de alguns departamentos de uma empresa de design.
(…)
Metodologia
Depois de ser analisada a literatura referente a alguns departamentos referidos por Cunha [1], segue-se o capítulo da metodologia. Nesta parte do relatório será documentado o passo a passo das configurações das máquinas virtuais de cada departamento, incluindo as escolhas dos programas e OS, devidamente fundamentadas, instalação dos mesmos, resolução de problemas que foram encontrados no decorrer do processo de configuração, etc.
(...)
Resultados
Como o foco deste capítulo são os resultados da criação de máquinas virtuais, fornecemos uma análise das configurações básicas dos ambientes virtualizados. A tabela projetada oferece um resumo completo dos recursos de cada máquina virtual e assim conseguimos criar um perfil preciso de cada computador, analisando as informações sobre o sistema operativo utilizado, a RAM atribuída, o espaço em disco disponível, o número de CPUs atribuídas e as aplicações instaladas.
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