O principal objetivo de um professor é assegurar os melhores resultados de aprendizagem para os seus alunos. 


2023-2024, LTDSI-2

Informatização de uma Microempresa de Design de Interiores


Autores: Ana Cardoso, André Baiona, Guilherme Cerqueira, Guilherme Gonçalves, Joana Ribeiro

Data: 5-11-2023


Resumo

Este projeto foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Sistemas Operativos e Virtualização lecionada no primeiro ano do curso de Tecnologias Digitais e Segurança de Informação (TDSI). 

Este trabalho tem como principal objetivo guiar o processo de informatização de uma empresa de design de interiores. Para realizar o nosso projeto, recorremos à pesquisa e recolha de informação fazendo a revisão da literatura. 

Dividimos a empresa, objeto do nosso estudo, em cinco setores (Administrativo, Financeiro, Marketing, Design e Recursos humanos). Todo o trabalho se desenvolveu em torno da criação de máquinas virtuais que pudessem ser aplicadas em contexto real, detalhando os processos de construção bem como as dificuldades encontradas com o objetivo de garantir a melhor implementação da máquina virtual que nos propusemos construir. 

Em cada setor e de acordo com as suas especificidades foi construída uma máquina virtual que ajudasse as pessoas que trabalham na empresa, a realizar as suas tarefas de forma mais produtiva. Assim, cada máquina virtual foi personalizada de acordo com as necessidades específicas de cada área. Para facilitar a compreensão, os resultados alcançados foram apresentados sob a forma de tabela. 

De seguida, foi feita uma análise critica dos resultados obtidos, e em cada departamento procurou-se identificar as dificuldades que surgiram e formas de as resolver. 

Este projeto possibilitou perceber a relevância da informatização no contexto empresarial, constituindo sempre uma mais-valia, uma vez que simplifica a vida das pessoas. 

Verificamos ainda que este processo é contínuo e progressivo, que requer uma constante atualização e monitorização e que os obstáculos constituem sempre oportunidades para o aperfeiçoamento e restruturação.

Palavras-chave: Máquina-Virtual; Sistema Operativo; Software; Design de Interiores; BIM; Gestão de Redes Sociais; Email Marketing; Automação de Marketing


Índice 

Resumo ............................................................................................................................................ 2 

Glossário .......................................................................................................................................... 3 

Introdução ..................................................................................................................................... 3 

Estado da Arte ............................................................................................................................ 4 

Metodologia ................................................................................................................................. 11 

Resultados ................................................................................................................................... 22 

Discussão ..................................................................................................................................... 23 

Conclusões e Trabalho Futuro ....................................................................................... 24 

Referências .................................................................................................................................. 25


Introdução 

Neste relatório, exploraremos a integração de tecnologia na estrutura operacional de uma microempresa especializada em design de interiores, cujas práticas se assemelham às do IKEA. O cerne deste trabalho reside não apenas na oferta de orientações e recomendações estratégicas, mas também na efetiva implementação da informatização por meio de uma abordagem simulada, empregando máquinas virtuais, sistemas operativos reais, e softwares gratuitos ou versões de demonstração. Este processo tem como finalidade selecionar cuidadosamente o software aplicacional, o sistema operativo e as especificações de hardware dos computadores, com o objetivo de aprimorar a eficiência operacional da empresa. O nosso objetivo é otimizar as operações existentes, promover uma gestão mais eficiente e elevar a qualidade dos serviços oferecidos pela organização.


Estado da Arte 

Primeiramente é preciso analisar e perceber o que está presente na literatura acerca dos diversos departamentos de uma empresa de design de interiores. Neste capítulo é feita uma pesquisa acerca disso mesmo, com o objetivo de se perceber como é que empresas reais desta área operam. 

Segundo Cunha [1], o IKEA-Braga (uma empresa multifacetada, tendo também um serviço de design de interiores [2]) é composto pelos seguintes departamentos: retalho e sustentabilidade; recursos humanos; consumidor; comunicação e marketing; digital; financeiro e desenvolvimento de negócio; gestão de loja. 

Assim, sabendo os departamentos chave para uma empresa, segue-se uma descrição detalhada dos sistemas informáticos de alguns departamentos de uma empresa de design.  

(…)


Metodologia 

Depois de ser analisada a literatura referente a alguns departamentos referidos por Cunha [1], segue-se o capítulo da metodologia. Nesta parte do relatório será documentado o passo a passo das configurações das máquinas virtuais de cada departamento, incluindo as escolhas dos programas e OS, devidamente fundamentadas, instalação dos mesmos, resolução de problemas que foram encontrados no decorrer do processo de configuração, etc.

(...)



Resultados 

Como o foco deste capítulo são os resultados da criação de máquinas virtuais, fornecemos uma análise das configurações básicas dos ambientes virtualizados. A tabela projetada oferece um resumo completo dos recursos de cada máquina virtual e assim conseguimos criar um perfil preciso de cada computador, analisando as informações sobre o sistema operativo utilizado, a RAM atribuída, o espaço em disco disponível, o número de CPUs atribuídas e as aplicações instaladas. 





Conclusões e Trabalho Futuro 

Departamento de Design (André Baiona) 
Depois de terem sido realizadas todas as etapas deste trabalho, é possível fazer uma reflexão acerca de todo o processo de elaboração deste departamento de design. Desde a pesquisa de literatura ao cruzamento de informação, passando pela criação das máquinas virtuais, foi possível aprender muito sobre como os conhecimentos de Sistemas Operativos e Virtualização se interligam aos mais diversos setores da sociedade, no nosso caso ao setor da construção, mais especificamente ao Design de Interiores. Pessoalmente não senti grande dificuldade em colocar os meus conhecimentos em prática neste trabalho, no entanto reconheço que teria sido uma mais-valia se tivéssemos ligado as máquinas virtuais dos vários departamentos entre si por meio de uma rede ou servidor. 

Departamento de marketing (Guilherme Cerqueira) 
Com este projeto, adquiri um conhecimento mais aprofundado acerca das aplicações de marketing, bem como uma compreensão mais abrangente das atividades desempenhadas num departamento de marketing. Foi possível colocar em prática os conceitos lecionados, incluindo a instalação da VirtualBox e a configuração de um sistema operativo. 
A principal aprendizagem que retiro deste trabalho é a importância da pesquisa de informações e como utilizar eficazmente um gestor de referências, como o Zotero. Este trabalho proporcionou-me uma visão mais abrangente do campo do marketing, destacando a importância da aplicação prática dos conhecimentos teóricos e realçado a necessidade de habilidades de pesquisa e organização. 
Ao longo do projeto, desenvolvi, não apenas competências técnicas, mas também a capacidade de abordar desafios de forma sistemática, sendo capaz de aplicar as melhores práticas aprendidas em aula de forma crítica e eficiente. Este conhecimento prático fortaleceu a minha compreensão em relação a marketing. 
Após este projeto sinto-me mais preparado para enfrentar futuros projetos e desafios no âmbito académico e profissional.

Departamento de administração (Joana Ribeiro) 
Neste trabalho, explorámos vários assuntos abordados e discutidos em aula e foi uma boa maneira de pormos em prática os nossos conhecimentos na cadeira e aprendermos mais com base nas pesquisas feitas. Achei interessante dividirmos os departamentos pelo grupo para no final juntarmos e termos a empresa completa com diferentes “resultados” em cada departamento. 
No que diz respeito ao departamento de administração, a maior dificuldade foi no estado da arte. O facto de ser das primeiras partes do projeto, envolveu horas de pesquisa, mas que, no final valeram a pena e fez-me adquirir mais conhecimento em relação à administração e à gestão de empresas. 
A parte mais interessante foi a construção da máquina virtual, que envolveu menos pesquisa (que no estado da arte) e mais prática. Gostei de construir a máquina virtual e de perceber a complexidade de uma empresa. 

Departamento de Recursos humanos (Guilherme Gonçalves) 
Ao longo da execução do nosso trabalho, deparei-me com algumas dificuldades. Nomeadamente, no que diz respeito à seleção de informação, devido à grande abundância de dados sobre o tema. No que diz respeito à construção da máquina virtual, a principal dificuldade prendeu-se com a necessidade de não utilizar um programa pago. Assim, e a fim de ultrapassar esta dificuldade, optei por escolher um programa com um período experimental gratuito usufruindo desta forma dos serviços, sem custos. Com este trabalho, consegui pôr em prática conceitos que adquiri nas aulas, nomeadamente como usar as máquinas virtuais. Além disso, adquiri competências no processo de informatização de uma empresa.

Departamento Financeiro (Ana Cardoso) 
No departamento financeiro deparámo-nos com várias dificuldades, nomeadamente no estado da arte e na metodologia. No estado da arte a dificuldade foi encontrar informação visto que muita da informação existente não ia ao encontro do pretendido. Por sua vez, na metodologia a maior dificuldade foi criar a máquina virtual e lidar com o facto de nem todos os softwares descritos no estado da arte serem viáveis para este trabalho. 
Por outro lado, este trabalho permitiu um melhor entendimento dos conteúdos abordados em aula e revelou a complexidade da informatização de uma empresa.


Referências 

[1] A. M. de P. P. P. da Cunha, «Sistema de controlo de gestão na IKEA Braga : caso de estudo», masterThesis, 2020. Acedido: 22 de dezembro de 2023. [Em linha]. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/32657 

[2] «Interior design for your home». Acedido: 22 de dezembro de 2023. [Em linha]. Disponível em: https://www.ikea.com/pt/en/customer-service/services/interior-design-service-home/

(…)




Conheça outros projetos em destaque no ano letivo 2023-2024 seguindo esta ligação.


Comentários