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2022-2023, LTDSI-6

 Simulação da informatização de uma empresa de Social Media Marketing Agency 


Autores: André Martins, Faustas Sindaras, José Sampaio, Stefan Jubilado

Data: 29-12-2022


Resumo

O trabalho foi elaborado com o destino de aprender mais sobre e imitar as empresas de SMMA. Começamos por investigar empresas de SMMA para perceber mais sobre como é que elas funcionam e se são úteis. 

Após a realização da pesquisa, criamos um PC para cada posto de trabalho na nossa empresa segundo várias fontes diferentes. Esta pesquisa não só nos permitiu descobrir as componentes hardware necessárias para cada PC mas também as aplicações que são maioritariamente utilizadas para o posto designado.

Ao tentarmos criar máquinas virtuais que se aproximavam o mais perto possível aos PCs que nós criamos tivemos de fazer vários compromissos. Sendo muito limitados em termos de hardware que podíamos dar às máquinas virtuais não fomos capazes de criar os PCs desejados, mas apesar de tais obstáculos conseguimos elaborar as tarefas que foram atribuídas a cada posto de trabalho.

Depois de apresentarmos o que cada membro conseguiu efetuar com a sua máquina virtual, explicamos as dificuldades que cada elemento encontrou e como é que as ultrapassou.

Acabamos o trabalho ao explicitando o que cada membro da equipa aprendeu durante o processo da criação do relatório.

Palavras-chave: SMMA, máquina virtual, marketing


Índice

Resumo........................................................... 2

Introdução .................................................... 3

Estado da Arte ........................................... 3

Metodologia ................................................ 5

Resultados .................................................. 13

Discussão ....................................................... 14

Conclusões e Trabalho Futuro ......... 15

Referências ..................................................... 17


Introdução

No nosso trabalho começamos por decidir o tema da empresa cuja informatização iríamos simular, através de um brainstorming com todos os elementos do grupo. Tendo a indústria e a finalidade da empresa determinadas, investigamos os diferentes cargos que eram necessários à empresa, de forma a desempenhar as suas funções. Posteriormente pesquisamos todo o software aplicacional e sistemas operativos necessários para a implementação daquelas funções.

Neste trabalho vamos simular a informatização de uma empresa que se dedica ao marketing digital. Ajudamos empresas e pessoas a divulgar os seus serviços e os seus produtos através da internet e outros meios digitais. De forma a informatizar esta empresa os elementos do nosso grupo irão efetuar todas as atividades necessárias à informatização de uma empresa real.

A empresa é do tipo Social Media Marketing Agency (SMMA), ou seja, foca-se na criação de websites para comércio, criação de conteúdo digital para promover os mesmos e partilha de conteúdo promocional através das redes sociais.


Estado da Arte

No seu livro [1], Bernie Borges fala do facto que o marketing “normal” já não funciona. As pessoas atualmente têm demasiados filtros para anúncios típicos: o caller ID permite bloquear chamadas não desejadas e os anúncios de televisão também são menos eficazes, tendo em conta que a utilização da televisão é cada vez menos frequente.

Os compradores desejam [1] atualmente uma ligação pessoal com a empresa, e o objetivo de uma SMMA (Social Media Marketing Agency) é criar essa ligação [2]. É raro encontrar uma pessoa que não tenha uma conta numa rede social [3] e as SMMAs pretendem criar anúncios e estabelecer a tal ligação mais facilmente apelando à atenção natural com vídeos de tiktok ou patrocínios.

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Metodologia

De forma a escolher o software aplicacional foram efetuadas pesquisas mencionadas anteriormente no estado da arte, onde se verificou quais as aplicações necessárias para cada tarefa. No caso do sistema operativo foi escolhido o mesmo tipo para todos os computadores, com base nos artigos mencionados anteriormente.

De forma a simular o trabalho desempenhado pela empresa, cada um dos elementos do grupo instalou em computador virtual o sistema operativo e o software aplicacional adequado às tarefas de um funcionário da empresa.

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Resultados




Conclusões e Trabalho Futuro


Criação de conteúdo | Faustas Sindaras

Neste trabalho, melhorei não só as minhas capacidades de edição de vídeo ao criar o vídeo da empresa como também a minha capacidade de trabalhar numa equipa que funciona como uma microempresa. Teria gostado de ter oportunidade de trabalhar com programas de edição melhores para a criação do vídeo, pois considero que teria aumentado a qualidade do mesmo.


Marketing | José Sampaio

Ao longo da realização deste trabalho, pude “olhar por detrás da cortina” e ver uma parte do mundo de digital marketing. Desde as especificações de computadores necessárias à função, às ferramentas utilizadas na sua realização, tive a oportunidade de ver o que os indivíduos que trabalham em marketing vêm cada vez que alguém clica num vídeo. Desde dinheiro gerado, ao tempo médio de visualização, foi extremamente interessante poder entrar no “mindset” (ou seja, mentalidade) de marketing.

Ainda existem alguns aspetos onde poderia ter sido melhorada a componente de marketing neste trabalho. Gostaria de ter expandido o alcance da empresa a outras redes socias, e ter mais planeamento publicitário para além do vídeo e das ferramentas que seriam utilizadas. Ter uma campanha inteira de marketing planeada teria sido interessante no âmbito deste trabalho, apesar de tal dificilmente ter podido ser alcançado, pois para lançar uma campanha inteira em várias plataformas seria necessário recorrer a agências de anúncios.

Espero no futuro poder voltar a fazer algo próximo desta área, procurando utilizar os algoritmos das redes sociais para minha vantagem, e estudar os dados obtidos de visualizações de anúncios, como por exemplo as regiões onde são vistos, ou em que tipo de indivíduos os anúncios são mais eficazes.


Gerente | Stefan Jubilado

Através deste trabalho foi possível perceber e consciencializar o processo de propaganda de uma empresa. Foi possível perceber as especificações de computadores necessárias à função, as ferramentas utilizadas na sua realização, também foi possível perceber como as empresas usam estas ferramentas para otimizar o processo de divulgação de uma empresa, como uma empresa de marketing.

No entanto, ainda existem algumas áreas em que o trabalho poderia ser melhorado. Como por exemplo, o envio do cartaz, está destinado apenas para emails, impossibilitando o envio para outras redes socias como Facebook, Instagram, entre outros. Além disso, ainda pode ser possível melhorar a estrutura e conteúdo do mesmo, se o programa deixa-se desenvolver mais.

No futuro, seria interessante continuar a melhorar e aprimorar esta ferramenta, pois esta tem um grande papel na divulgação de imagem, para a criação de ligações com novos clientes. Seria interessante trazer esta ferramenta para outras redes socias, com objetivo de ampliar a presença da empresa.


Desenvolvimento de websites | André Martins

Através deste trabalho pude desenvolver e aprimorar os meus conhecimentos em programação web. Foi possível entender melhor a lógica por trás do desenvolvimento de páginas web, bem como os elementos envolvidos na criação de um site. Além disso, foi possível obter um conhecimento profundo sobre como criar páginas web que sejam responsivas, otimizadas para o SEO e compatíveis com os diferentes navegadores da web.

No entanto, ainda existem algumas áreas em que o trabalho poderia ser melhorado. Por exemplo, o site não foi otimizado para dispositivos móveis, o que significa que a experiência do usuário pode não ser a melhor. Além disso, ainda pode ser possível melhorar a estrutura e código do site para torná-lo ainda mais limpo e organizado.

No futuro, seria interessante continuar a melhorar e aprimorar o site, adicionando novos recursos e funcionalidades. Estas podem incluir otimização para dispositivos móveis, tornando a experiência do usuário ainda melhor, assim como a criação de novas páginas e aprimoramento da estrutura de arquivos e códigos.


Referências

[1] B. Borges, Marketing 2.0: Bridging the Gap Between Seller and Buyer Through Social Media Marketing. Wheatmark, Inc., 2009.

[2] D. Schlais, «What is an SMMA / Social Media Marketing Agency | by David Schlais | Medium», Medium, 2021. https://medium.com/@davidschlais/what-is-an-smma-social-media-marketing-agency-8f03532ac9ee

[3] «How Many People Use Social Media in 2022? (65+ Statistics)», Backlinko, 10 de outubro de 2021. https://backlinko.com/social-media-users

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Conheça outros projetos em do ano letivo 2022-2023 seguindo esta ligação.

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