O principal objetivo de um professor é assegurar os melhores resultados de aprendizagem para os seus alunos. 


2023-2024, LDSA-6

INOVA SOV – Uma empresa de desenvolvimento de software


Autores: Ana-Maria Straistari, André Santos, Filipe Brites, Guilherme Sardinha 

Data: 23-12-23


Resumo

A INOVA SOV é uma microempresa de desenvolvimento de software que decidimos criar para simular a informatização de uma empresa da área da tecnologia.

Na Introdução explicámos do que se trata o relatório, como funciona uma empresa de desenvolvimento e a introdução a cada posto.

No Estado da Arte aprofundámos cada um dos postos e os programas que estes mesmos necessitam para trabalhar na área. Também orçamentámos computadores adequados para cada posto de trabalho.

Na Metodologia explicámos como reproduzimos cada um dos postos através da criação de uma máquina virtual que cada membro do trabalho ficou responsável por criar. Ficou também demonstrado como iria ocorrer a partilha de ficheiros entre os membros da microempresa.

Nos Resultados foi apresentado em formato de tabela os requisitos das máquinas virtuais criadas para cada posto.

Na Discussão analisámos os resultados e como as alterações tomadas entre o Estado da Arte e a Metodologia afetaram o trabalho.

Na Conclusão e Trabalho Futuro resumimos o que aprendemos ao longo da jornada que foi a escrita deste relatório e como no futuro poderíamos fazer uma melhor virtualização do processo de informatização de uma microempresa de desenvolvimento de software.

Palavras-chave: Software, Máquina Virtual, Informatização


Índice

Resumo......................................................................................................................................................2

Glossário.....................................................................................................................................................3

Introdução ...............................................................................................................................................4

Estado da Arte .............................................................................................................................9

Resultados..............................................................................................................................................13

Discussão ................................................................................................................................................14

Conclusões e Trabalho Futuro...................................................................................................14

Referências.............................................................................................................................................15


Introdução

Neste trabalho iremos organizar a distribuição de computadores para uma microempresa de desenvolvimento de software. O desenvolvimento de software foca-se em criar projetos para satisfazer as necessidades de um cliente. O objetivo de uma empresa de desenvolvimento de software é colaborar com os seus clientes para entregar uma solução personalizada que satisfaça o cliente.

(…)


Estado da Arte

Na área de uma microempresa de Desenvolvimento de Software, a equipa que a compõe é responsável por criar programas informáticos, sendo cada membro da empresa essencial a este fim. O programador é quem cria o código que é a base do programa informático. O designer gráfico é quem projeta a parte visual (interface) que dá o aspeto à aplicação, para que o programador desenvolva o código para a mesma. O designer gráfico também é o responsável pelos grafismos para a criação de publicidade. Os recursos humanos são quem gere os elementos da equipa, ajudam os recém-contratados durante o processo de adaptação e fazem com que todos os trabalhadores sejam tratados de forma justa. A equipa de marketing é responsável por criar publicidade que faça com que os vários possíveis clientes achem a microempresa apelativa para a contratarem para os seus fins [1].

(…)


Metodologia

De seguida, iremos associar o estudo feito no Estado da Arte que nos deu uma melhor perspetiva sobre o mundo das empresas de desenvolvimento de software e as escolhas que tomámos para reproduzir uma simulação dos postos escolhidos nas nossas máquinas virtuais. Decidimos então para a nossa metodologia reproduzir todos os postos de trabalho estudados no capítulo do Estado da Arte, estes sendo o Programador, o Designer Gráfico, os Recursos Humanos e a equipa de Marketing.

(…)


(...)

Foi decidido também que em relação à partilha de ficheiros entre os postos de trabalho que seria criado uma pasta no Google Drive e que todos os postos de trabalho iriam criar mails da Google para aceder ao mesmo.
Os emails em questão sendo:
• inovasovprogramador @ gmail.com
• inovasovdesign @ gmail.com
• inovasovrh @ gmail.com
• inovasovmarketing @ gmail.com 



Resultados
Iremos agora apresentar os resultados do nosso projeto. Na tabela abaixo encontram-se presentes os respetivos postos de trabalho com as especificações utilizadas para a máquina virtual de cada posto.



Discussão
Após a realização do trabalho, a diferença principal entre a nossa simulação e o que as empresas utilizam no seu ambiente de trabalho foi a falta de orçamento para componentes e para certos programas. Os postos de trabalho de Programador e Design Gráfico utilizaram ambos menos memória RAM que o planeado no Estado da Arte e todos os postos de trabalho reduziram no armazenamento para ter apenas o mínimo necessário recomendado para conseguir fazer download dos programas como indicados na Tabela 1.
(…)


Conclusões e Trabalho Futuro
Em suma, a organização, orçamentação e informatização de uma empresa na área de desenvolvimento de software é um processo complexo. Durante a nossa jornada durante a criação deste trabalho encontrámos várias dificuldades ao longo do percurso, a maioria sendo baseado na falta de orçamento para conseguirmos concretizar os devidos requisitos necessários para uma melhor virtualização das máquinas que pretendíamos usar para cada posto. Mesmo sendo capazes de cumprir a maioria dos requisitos que estabelecemos no Estado da Arte, ainda havia lacunas por preencher e estas afetaram a performance final do nosso projeto.
Para o futuro, gostaríamos de abranger minuciosamente outros postos de trabalho que façam parte das empresas neste ramo tais como “analista de testes”, “gestor de projetos”, “administrador de base de dados”, entre outros [1]. Acreditamos também que para o futuro devíamos dar um maior uso às máquinas fornecidas pelo laboratório do ISCTE-Sintra para obter um resultado mais fidedigno ao que nós estabelecemos previamente sendo que estas são mais potentes que a grande maioria do hardware que os alunos possuem.


Referências
[1] «Como funciona uma empresa de desenvolvimento de software?» Acedido: 12 de novembro de 2023. [Em linha]. Disponível em: https://www.treinaweb.com.br/blog/como-funciona-uma empresa-de-desenvolvimento-de-software
(…)




Conheça outros projetos em destaque no ano letivo 2023-2024 seguindo esta ligação.

Comentários