2023-2024, LDSA-6
INOVA SOV – Uma empresa de desenvolvimento de software
Autores: Ana-Maria Straistari, André Santos, Filipe Brites, Guilherme Sardinha
Data: 23-12-23
Resumo
A INOVA SOV é uma microempresa
de desenvolvimento de software que decidimos criar para simular a
informatização de uma empresa da área da tecnologia.
Na Introdução explicámos do
que se trata o relatório, como funciona uma empresa de desenvolvimento e a
introdução a cada posto.
No Estado da Arte aprofundámos
cada um dos postos e os programas que estes mesmos necessitam para trabalhar na
área. Também orçamentámos computadores adequados para cada posto de trabalho.
Na Metodologia explicámos como
reproduzimos cada um dos postos através da criação de uma máquina virtual que
cada membro do trabalho ficou responsável por criar. Ficou também demonstrado
como iria ocorrer a partilha de ficheiros entre os membros da microempresa.
Nos Resultados foi apresentado
em formato de tabela os requisitos das máquinas virtuais criadas para cada
posto.
Na Discussão analisámos os
resultados e como as alterações tomadas entre o Estado da Arte e a Metodologia
afetaram o trabalho.
Na Conclusão e Trabalho Futuro resumimos o que aprendemos ao longo da jornada que foi a escrita deste relatório e como no futuro poderíamos fazer uma melhor virtualização do processo de informatização de uma microempresa de desenvolvimento de software.
Palavras-chave: Software, Máquina Virtual, Informatização
Índice
Resumo......................................................................................................................................................2
Glossário.....................................................................................................................................................3
Introdução ...............................................................................................................................................4
Estado da Arte .............................................................................................................................9
Resultados..............................................................................................................................................13
Discussão ................................................................................................................................................14
Conclusões e Trabalho Futuro...................................................................................................14
Referências.............................................................................................................................................15
Introdução
Neste trabalho iremos organizar a distribuição de computadores para uma microempresa de desenvolvimento de software. O desenvolvimento de software foca-se em criar projetos para satisfazer as necessidades de um cliente. O objetivo de uma empresa de desenvolvimento de software é colaborar com os seus clientes para entregar uma solução personalizada que satisfaça o cliente.
(…)
Estado da Arte
Na área de uma microempresa de Desenvolvimento de Software, a equipa que a compõe é responsável por criar programas informáticos, sendo cada membro da empresa essencial a este fim. O programador é quem cria o código que é a base do programa informático. O designer gráfico é quem projeta a parte visual (interface) que dá o aspeto à aplicação, para que o programador desenvolva o código para a mesma. O designer gráfico também é o responsável pelos grafismos para a criação de publicidade. Os recursos humanos são quem gere os elementos da equipa, ajudam os recém-contratados durante o processo de adaptação e fazem com que todos os trabalhadores sejam tratados de forma justa. A equipa de marketing é responsável por criar publicidade que faça com que os vários possíveis clientes achem a microempresa apelativa para a contratarem para os seus fins [1].
(…)
Metodologia
De seguida, iremos associar o estudo feito no Estado da Arte que nos deu uma melhor perspetiva sobre o mundo das empresas de desenvolvimento de software e as escolhas que tomámos para reproduzir uma simulação dos postos escolhidos nas nossas máquinas virtuais. Decidimos então para a nossa metodologia reproduzir todos os postos de trabalho estudados no capítulo do Estado da Arte, estes sendo o Programador, o Designer Gráfico, os Recursos Humanos e a equipa de Marketing.
(…)
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